Escolha uma Página

O modelo mental das statups pode trazer muitas vantagens competitivas para qualquer empresa, mesmo que ela já esteja estabelecida e prospera no mercado há muitos anos. A base do modelo e filosofia das startups está associada à inovação, à tecnologia, desrrupção de modelos tradicionais, ao agir rápido, errar rápido, corrigir rápido e adaptar-se rapidamente às exigências do mercado. Isso tudo com custos otimizados ao máximo para controlar o caixa. 

O maior problema das grandes empresas é justamente a sustentação do seu overhead, a aversão ao risco e a dificuldade de inovação. Quem está estabelecido no mercado tem, geralmente, a enorme dificuldade de se questionar, de se reinventar constantemente, principalmente se é bem sucedido. O próprio corpo dos executivos das grandes corporações pode funcionar, ocasionalmente, como um fator de estagnação. O pensamento dos acionistas das grandes empresas tem sido cada vez mais de curto prazo, o pensamento da meta do trimestre, a perseguição da absoluta certeza de que irá se cumprir o plano do trimestre. 

Preocupados em acertar nas metas de curto prazo, os empresários e acionistas não arriscam, não inovam e não param para verdadeiramente criticar o seu próprio modelo de negócio. Algumas vezes não conseguem nem pensar na reestruturação do seu modelo de custos, o que dirá do objeto das suas empresas. 

Por isso, as empresas de porte que aprendem com as startups, constroem núcleos de inovação de verdade, emponderam jovens para prototipar o futuro, para recriar o seu negócio, e para atrair novos talentos. Melhor que isso, as empresas que arriscam a agir como startups, desenvolvendo centros de inovação, podem criar condições de obter crescimento exponencial, que mesmo pequeno, se cresce mais que o “business as usual”, oferece aos empregados, acionistas e sociedade uma nova alternativa de futuro. 

Foi pensando assim, que decidi oferecer cerca de 15% do meu tempo, para mentorias voluntárias, gratuitas à startups. Essa atividade de viver as dores das empresas inovadoras, de conviver com seus problemas e com suas novas idéias, tem sido extremamente uteis para que eu pense a minha própria iniciativa empresarial. Eu agradeço ao Cubo Itau e ao seu ecossistema empreendedor a oportunidade que estou tendo de ajudar e ao mesmo tempo me reinventar.