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Porque desenvolver e ativar sua audiência digital é importante e como fazer isso de forma a extrair o máximo valor desta audiência.

Existe uma clara oportunidade para as empresas estruturarem melhor as suas audiências digitais. Além do benefício direto de geração de mais receita, desenvolver inteligência de dados sobre seus consumidores irá blindar as empresas para o futuro imediato. 

Em primeiro lugar, ativar as audiências digitais é uma questão de modelo mental e de modelo de negócios. Mesmo que seu negócio seja e uma simples padaria, se sua audiência digital não for maior do que seu fluxo de público no ponto de venda físico, você tem problemas em relação ao futuro. A identidade digital das empresas é tão ou mais importante que o ponto físico de venda. Entender e aceitar este conceito é o primeiro passo para iniciar a transformação digital da sua empresa. 

As empresas que postergam o seu negócio digital, ou acreditam que o digitql seja um mero complemento ao seu negócio principal, tem sérios problemas com o futuro. 

Outra decisão errada que as empresas tem tomado é acreditar que a sua presença nas redes sociais define sua presença digital e pronto. Ficar restrito às plataformas Youtube, Instagram, Facebook e outras é o mesmo que terceirizar seu patrimônio digital aos gigantes da tecnologia. 

Possuir site e aplicativo próprio é fundamental para estruturar um painel de análise de sua audiência e estabelecer um território proprietário dos seus assets digitais. Quem são seus clientes? Quando entram em suas plataformas próprias ? Quanto tempo ficam ? Quais são seus interesses? Quais são as principais fontes de audiência do seu site ou app? Todas estas perguntas são estratégicas para que uma empresa seja dona de seu patrimônio digital e possa transformar informação em riqueza. Se todas estas informações forem do Google ou do Facebook, você estará do lado der fora do seu próprio negócio. 

As empresas que tem uma estrutura de anaytics poderosa, conhecem seus clientes, melhoram suas ofertas, personalizam suas mensagens, se relacionam melhor com seus clientes, criam mais atratividade e fidelidade e consequentemente valem mais. 

Veja por exemplo o caso da Disney + ou da Netflix, ou da Amazon. Assim que você entra em seus domínios você é reconhecido e a oferta de valor destas empresas é mais pertinente a você. Parece um papo básico, mas não é. Pois existem milhões de empresas cuja filial digital fica no Instagram, ou no Facebook ou no Maps do Google. 

Ter todos os dados sobre seus clientes nas mãos amplia os poderes de uma empresas para angariar mais clientes, fidelizar os que tem, melhorar sua grade de produtos e serviços, melhorar seu fluxo de estoque, otimizar seus momentos de pico de vendas, eliminar seus momentos de baixa demanda. Até mesmo monetizar com publicidade seu site e app.

Sabe quem faz isso super bem? Jeff Bezos. Você pode seguir os passos dele. Se não sabe por onde começar, procure a PQ Consultoria.